
A arquitetura sustentável nos últimos anos é uma forte tendência no mercado imobiliário ao redor do mundo. Ou seja, esse tipo de arquitetura se preocupa em minimizar os impactos no meio ambiente e trazer mais qualidade de vida aos moradores.
Dessa forma, pode ser aplicada em casas, escritórios, grandes edifícios comerciais e apartamentos residenciais.
Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esse conceito e suas vantagens!
Qual o conceito da arquitetura sustentável?
A arquitetura sustentável é um novo conceito de modelo de construção, com o principal objetivo de projetar construções que tragam menor impacto ao meio ambiente. Visto que a construção civil é um dos setores que mais impacta pré e pós construção o meio ambiente.
Uma vez que, a arquitetura é responsável por 40% até 50% dos resíduos em aterros e por 20% a 30% da emissão de gases que intensificam o efeito estufa. (Fonte – resing design studio Uk).
Sendo assim, o conceito de arquitetura sustentável começa pela forma como um edifício é operado ou projetado, e deve ser muito bem pensada pelos arquitetos, já nas etapas antes da construção. Não apenas pensar na estética, função e conforto.
Em outras palavras, para aplicar a sustentabilidade, o arquiteto precisa ter o olhar voltado para o uso dos recursos naturais, para utilizar materiais capazes de trazer o conforto ambiental e a eficiência energética nas construções.
Características das construções sustentáveis
Inegavelmente a arquitetura sustentável é que dá origem às construções sustentáveis. Que possuem 5 principais características:
- Oferecer uma melhor qualidade de vida;
- Adotar novas tecnologias para a otimização do consumo energético;
- Adequar as normas de descarte de materiais e resíduos;
- Uso racional de matérias-primas naturais;
- Investimento financeiro consciente e equilibrado.
Principais vantagens da arquitetura sustentável
A arquitetura sustentável representa um grande investimento! Vamos entender melhor cada uma dessas vantagens:
Economia
Quem acredita que as construções sustentáveis são mais caras, saiba que isso não é verdade, a economia financeira está a longo prazo. Já que o uso de tecnologias e materiais que visam a redução do desperdício, afetam as contas finais de energia, gás e água, que serão bem menores, que em outros imóveis não sustentáveis.
Valorização imobiliária
É notável a grande valorização dos empreendimentos sustentáveis no mercado imobiliário. A princípio, desenvolver uma arquitetura sustentável eficiente significa maior investimento, porém, aos poucos o mercado vem reconhecendo e valorizando as vantagens desse tipo de construção, que tem tido ótima valorização imobiliária.
Qualidade de vida
Ao reduzir a poluição e outros impactos ambientais, a arquitetura sustentável contribui muito para uma melhor qualidade de vida. Não somente para os moradores do imóvel, mas para toda a população.
Sendo importante ressaltar que não falamos apenas da saúde física. Vários especialistas já comprovaram que esse tipo de moradia também contribui para uma melhor saúde mental, bem estar e produtividade de seus moradores.
Redução dos impactos ambientais
A principal vantagem da arquitetura sustentável é ajudar na redução de impactos ao meio ambiente e, consequentemente, contribuir para sua preservação. Ou seja, esses edifícios serão construídos com materiais mais ecológicos visando a redução de seu desperdício. Consequentemente, diminuirá a emissão de CO2.
Certificado de sustentabilidade
No mercado imobiliário, os edifícios sustentáveis podem conquistar uma certificação que comprovem sua sustentabilidade. Dentre elas, a LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) que é o mais famoso selo de construção sustentável do mundo, criado pela USGBC (United States Green Building Council).
A LEED analisa uma série de critérios pré-estabelecidos para determinar se o edifício contribui de fato para o meio ambiente.
Em virtude disso, várias pesquisas já mostram que o imóvel que tenha o certificado de sustentabilidade, tem liberdade para cobrar um prêmio de 10% no valor do aluguel, maior rapidez na venda e 14% de sobrevalorização em relação aos seus vizinhos de tipologias semelhantes.
Nesse sentido, temos muito que nos orgulhar diante do cenário da arquitetura sustentável, no qual o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar entre os que mais constroem empreendimentos verdes no mundo, atrás apenas de EUA, China e Emirados Árabes.
Isso representa uma grande conquista se pensarmos que esses ideais começaram a ser adotados no país somente em 2006!
Empreendimentos Help Imóveis que possuem Arquitetura Sustentável
Conheça 4 empreendimentos da Help Imóveis que possuem arquitetura sustentável:
- My Hub Coqueiros Florianópolis - Aproveitamento de água das chuvas para uso de lavação de garagens e rega de jardins; coleta seletiva de lixo, óleo de cozinha, pilhas e baterias.
- La Spezia - Aquecimento solar para todos os apartamentos e captação de água da chuva.
- Lyon - Aproveitamento de água das chuvas.
- Home Cacupé da Lumis - Reaproveitamento da água da chuva para algumas áreas comuns e irrigação de jardins.
Para maiores informações fale com nossos especialistas, estamos a disposição para indicar o empreendimento sustentável ideal para suas necessidades! FALE CONOSCO
