
Os carros elétricos têm conquistado cada vez mais espaço nas ruas, vislumbrando uma um futuro promissor mais sustentável e livre de emissões poluentes.
No entanto, para que essa transição se torne uma realidade, é essencial criar uma infraestrutura de carregamento acessível e conveniente para os proprietários desses veículos, principalmente em empreendimentos imobiliários residenciais.
Nesse contexto, os condomínios residenciais precisam estar atentos a essa transição e preparados para receber moradores com este novo tipo de veículo.
Qual o percentual de carros elétricos no Brasil?
Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos ABVE, o mercado de carros elétricos no Brasil entrou em 2023 com recorde de vendas, registrando um crescimento de 51%, em relação ao mesmo período de 2022. Isto é, o mercado tem projeção de mais crescimento em todo o território nacional.
Visto que, até o ano passado, por exemplo, apenas uma empresa fabricava veículos eletrificados no país, a Toyota, em Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior paulista. Em 2023, a Great Wall Motors e a CAOA Chery já estão fabricando carros elétricos híbridos no Brasil.
Como funciona o carregamento de carros elétricos em condomínios?
Certamente a principal dúvida sobre carregar carros elétricos e híbridos é quem vai pagar por isso, já que nem todos os moradores possuem esses tipos de carros. Por isso, nos condomínios, existem duas maneiras de fazer isso.
A primeira, é usar uma estação de recarga individual, onde o morador paga por todas as despesas e instala a estação em sua vaga. O consumo de energia é registrado no medidor de luz da unidade.
A segunda maneira é quando em reunião o condomínio decide, instalar tomadas industriais para carregamento coletivo. Dessa forma, cada usuário terá um cadastro e, ao terminar de carregar, o custo será enviado para a administradora do condomínio, que irá cobrar cada um de acordo com o seu uso.
Qual a infraestrutura necessária para a instalação dos pontos de carregamento?
Com toda certeza, um dos principais impeditivos para a aderência dos postos de carregamentos de carros elétricos em condomínios é justamente na infraestrutura. Pois carregadores mais ágeis acabam consumindo mais energia por hora e, consequentemente, exigem instalações mais robustas.
Sendo assim, é necessário o condomínio contar com um sistema de engenharia elétrica que suporte o fluxo de energia exigido por um carregador de bateria, isso vale desde o ponto de entrada de energia aos quadros internos de distribuição.
Por outro lado, um ponto de carregamento normalmente exige uma rede elétrica cuja tensão é de 380 volts, o que é incomum para imóveis comerciais ou industriais, embora ainda exista, aqueles que funcionam em redes de 220 volts, mais comum para a realidade habitacional.
Ou seja, condomínios antigos provavelmente não contam com essa estrutura necessária, uma vez que, quando planejados, jamais vislumbraram um futuro onde os automóveis passariam e ser movidos por energia elétrica que pudesse ser recarregada em uma espécie de rede quase doméstica.
Entretanto, quando há interesse por parte dos condomínios em aderir tais estações de carregamento para carros elétricos, as próprias empresas especializadas costumam fazer uma avaliação das instalações já existentes e, assim, encontrar uma solução, que encontra um ponto em comum entre as necessidades dos condôminos e o que a estrutura do empreendimento suporta.
Portanto, sem essa adaptação, o morador não deve carregar a bateria de seu carro elétrico no prédio. Primeiro porque as garagens dos edifícios que não foram projetados pensando nessa necessidade não costumam contemplar tomadas com medição e cobrança individualizadas.
Em outras palavras, se um morador conecta seu carro elétrico para carregar em uma dessas tomadas a cobrança vai para o condomínio e todos os condôminos dividem a conta. Além disso, a maioria dos casos demanda uma modernização das instalações elétricas dos prédios.
Já que, sem a tensão adequada a essa finalidade, o uso de tomadas comuns para carregar automóveis elétricos pode causar danos no sistema elétrico. Isso sem contar a possibilidade de uma sobrecarga na rede elétrica do condomínio.
Nesse sentido, a Help Imóveis conta com empreendimentos imobiliários residenciais novos e modernos que atendem essa necessidade dos moradores que já aderiram aos carros elétricos ou híbridos.
Como o empreendimento Andreas Palazzo e Riviere Pétrusse, ambos no bairro Kobrasol em São José - SC. Fale com nossos especialistas
