Permuta de Imóveis: como funciona e benefícios

Compartilhe:



Procurando um imóvel para comprar? Talvez a permuta de imóveis seja uma boa opção para você. No entanto, esse tipo de negociação ainda é cercada de muitas dúvidas. Por isso, preparamos tudo para que você entenda como funciona esse tipo de transação, as vantagens e os cuidados necessários. Confira:


Como funciona a Permuta de Imóveis?

Basicamente, na permuta de imóveis, um bem de menor valor entra como parte do pagamento na compra de um imóvel. O bem pode ser um apartamento, uma casa, imóveis comerciais, um terreno ou até um carro. Desde que seja do interesse do vendedor e não ultrapasse o valor do imóvel que se deseja comprar.

Caso o proprietário tenha interesse em fazer uma permuta na negociação, é feita uma oferta para verificar se ele aceita o bem como parte do pagamento. Além disso pode ser utilizado recursos Recursos Próprios ou financiamento bancário para o pagamento do complemento do valor, pagamento esse conhecido como “torna”.


É necessário fazer Contrato na Permuta de imóveis?

Além de oficializar e formalizar todos os aspectos envolvidos na negociação, o Contrato de permuta de imóveis é de suma importância para oferecer segurança para ambas as partes e trazer segurança jurídica em caso de eventuais problemas.

O acordo é celebrado através de escritura pública, com o devido registro na matrícula do imóvel perante o Cartório de Registro Geral de Imóveis.

Nos casos em que não exista a cobrança da “torna” (complementação do valor), é preciso estar especificado no documento de escritura pública dos imóveis, para garantir validade à futura isenção do Imposto de Renda.


Principais benefícios da Permuta de Imóveis

Principais benefícios para quem pretende fazer esse tipo de negociação:

  • - A permuta de imóveis é muito simples de ser formalizada, e permite que o cliente que busca por imóveis acelere seu processo de compra, sem ter que esperar a venda do seu imóvel primeiro para depois ir à procura de seu novo Lar.

  • - Isenção do pagamento do imposto de renda sobre a transação, caso não haja pagamentos extras. Uma vez que se entenda que os imóveis permutados possuem o mesmo valor monetário.

  • - Não é necessário ter um valor em dinheiro para pagamento ou entrada no imóvel, exceto em casos de complementação, mas, mesmo nesses casos de “torna”, não será um valor integral e o comprador poderá financiar a parte restante.

Somente no momento da negociação será possível avaliar e decidir se vale a pena esse tipo de acordo. Por isso, analise e esteja atento a todas as opções de forma cuidadosa!


4 Pontos de atenção sobre a Permuta de Imóveis

Esse tipo de modalidade de aquisição de imóveis vem ganhando cada vez mais força no mercado imobiliário. Porém, para a permuta de imóveis ser um bom negócio para ambas as partes, Principalmente com Construtoras, é importante ter atenção sobre alguns aspectos antes :

1. Imóvel sem dívidas - Para a permuta o imóvel não pode estar com dívidas ou financiado;

2. Imóvel de posse - O imóvel precisa ter matrícula e escritura regularizadas;

3. Imóvel na região - O imóvel da troca precisa estar na região, dificilmente são aceitos imóveis que estejam em outra região, até mesmo pela dificuldade da avaliação, administração, bem como mantê-lo.

4. Regra construtoras - Existe uma regra geral das construtoras que o imóvel que está entrando em troca pode valer até 40% do imóvel novo, e o restante precisa de complementação com recursos próprios ou financiamento.

Contudo, não deixe de avaliar todas suas possibilidades antes de fechar negócio!

Por fim, é importante ressaltar a importância da orientação de profissionais do ramo imobiliário para esse tipo de transação. Além de auxiliar a busca por imóveis que se encaixem em suas preferências, trazendo comodidade e satisfação, somente um especialista pode garantir uma negociação segura, objetiva e que não te traga problemas futuros.

Aqui na Help Imóveis temos várias opções de Imóveis que aceitam a permuta. Para saber mais, fale conosco.


Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no site. Saiba mais