Proteção acústica em apartamentos: como funciona?

Compartilhe:


Imagem: https://www.istockphoto.com/br/portfolio/Franck-Boston?mediatype=photography

Convenhamos, ninguém gosta de ser perturbado com barulhos e ruídos quando está em casa, não é mesmo? Principalmente em edificações, onde as paredes são coladas. Seja para trabalhar, estudar e o principal que é descansar e ter aconchego no seu lar.


Por isso, você precisa entender como uma boa proteção acústica em apartamentos pode barrar esses sons entre você, seus vizinhos e ninguém ser incomodado. Confira.

Como ocorre a propagação sonora entre os ambientes?



Para realizar e entender a importância da proteção acústica em apartamentos, é imprescindível saber como ocorre a propagação sonora entre os ambientes de uma edificação. Entenda como esse processo ocorre:

A propagação sonora pode acontecer via aérea - pelo ar e por via estrutural - sólidos, a exemplo do concreto/alvenaria. Uma onda sonora incidente ao atingir um elemento de separação, como uma parede ou piso, faz com que este elemento vibre e transfira parte desta energia para o lado adjacente, formando assim o caminho da propagação do som.

Assim, o som chega do outro lado, não somente por meio da vedação entre dois ambientes, mas também por caminhos indiretos que são as ligações desta vedação principal com as demais partes da edificação. Ou seja, a transmissão pode ser direta ou indiretamente para formar o caminho de propagação de som entre apartamentos.

Vantagens da proteção acústica em apartamentos



Privacidade

Em primeiro lugar, a proteção acústica em apartamentos favorece a privacidade tanto dos sons externos que invadem seu ambiente, quanto os sons internos são interrompidos com as barreiras acústicas. Como resultado, conversas, momentos em família e assistir aquele filme com o volume mais alto poderão ser feitos sem que seus vizinhos do prédio também prestem atenção.


Evita reclamações

Em segundo lugar, com essa privacidade que a proteção acústica em apartamentos traz, consequentemente, você ficará longe das reclamações deles devido a barulhos. Se você quiser reunir seus amigos para uns drinques na sua casa, pode ficar tranquilo, com o isolamento acústico, muitas das vezes, eles nem perceberão que você está em casa.

Concentração para estudar e trabalhar

Em terceiro lugar, se você estuda ou trabalha dentro do seu apartamento, ter o isolamento de sons é uma ótima forma de aumentar sua concentração e foco no que está fazendo. Afinal, o barulho, seja ele de conversas internas do edifício ou de diversos fatores vindos da rua, é um dos grandes vilões para pessoas que precisam de silêncio para se concentrar. Com isso, seus dias e noites de trabalho e estudos serão preservados com qualidade.


Qualidade de vida

Por fim, a qualidade de vida é muito beneficiada com a proteção acústica em apartamentos. O estresse, cansaço mental, irritação e outros problemas de saúde que são uma constante na vida de quem lida com barulhos o tempo todo. Isto é, barrar sons de fora e ter um espaço mais relaxante melhora a tranquilidade no ambiente, que reflete nitidamente nos moradores. O sono fica melhor, já que em ambientes calmos, tende-se a relaxar mais, e melhor, sem inconvenientes.


Viu só, como existem muitas vantagens em ter proteção acústica em apartamentos?


E mesmo assim, não são todas as construtoras que levam esse critério a sério em suas construções, apesar de existirem normas acústicas que exigem qualidade sonora para determinados tipos de ambientes e suas condições externas e internas.


O que não é o caso da Formacco Empreendimentos, que está sempre preocupada em trazer qualidade de vida em suas construções!


Conheça agora o Empreendimento Andreas Palazzo, que oferece aos seus moradores camadas de proteção acústica no piso de todas as unidades!

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no site. Saiba mais