Vistoria do imóvel: saiba o que fazer após pegar as chaves

Compartilhe:



Comprar o imóvel próprio é um sonho esperado de muitos e a entrega das chaves causa toda uma euforia e ansiedade. Porém, toda essa alegria não pode te fazer esquecer da parte mais importante: a vistoria do imóvel. 

Por isso, com o intuito de evitar que você tenha dores de cabeça nesse momento tão especial da sua vida, trouxemos algumas dicas para que você saiba o que fazer após pegar as chaves do seu imóvel.


Quando a entrega das chaves acontece?

A entrega das chaves é feita aos proprietários depois da última vistoria do imóvel e depois de assinado o termo de entrega das chaves. Se acaso for financiamento imobiliário, as chaves serão entregues somente após o contrato com a instituição financeira for devidamente assinado, o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) for recolhido e o financiamento constar no Cartório de Registro de Imóveis.

No entanto, este termo e as chaves, só serão entregues ao proprietário do imóvel ou a um representante autorizado.


O que fazer após pegar as chaves?

A vistoria do imóvel feita pelos proprietários é muito importante, principalmente para apartamentos comprados na planta, visto que as construtoras precisam cumprir todas as obrigações contratuais estipuladas.

Dessa forma, fique atento a todas essas dicas:


Faça um check list das condições acordadas no contrato - No caso de imóvel na planta o proprietário irá receber um memorial descritivo da construtora que irá constar todas as características desse imóvel. 

Utilize-a na vistoria do imóvel para verificar se está tudo de acordo. O que não estiver vá anotando e não se esqueça que essa verificação vale para as áreas internas e externas do imóvel. E ambas devem ser cobradas à construtora se não estiverem de acordo com o contratado.

No caso de imóvel usado, que não existe um memorial descritivo da construtora para verificação pode-se usar como base o que está descrito na matrícula do imóvel.


Faça um registro de tudo - Registre tudo por escrito, por foto ou por vídeo. Isso é muito importante se por acaso mais a frente aparecer algum problema. Dessa maneira você estará munido de provas.


Teste ou peça a ligação da parte elétrica, hidráulica e de gás - Teste todas as saídas para saber se há corrente nas tomadas e interruptores, se água sai desobstruída de todos os canos, inclusive descargas e se as instalações de gás estão funcionando. 

Providencie se necessário a instalação de todos os serviços básicos que seja necessário para sua moradia, inclusive internet, serviços de TV e passar as contas para o seu nome.


Analise os revestimentos - Confira se o piso está deformado de algum jeito, como pode acontecer nos casos de rejunte mal feito ou se está nivelado corretamente. Tenha o mesmo olhar crítico para o teto e as paredes. 


Se informe sobre regras de condomínio - É essencial se informar sobre as regras de condomínio, principalmente, como dias e horários para mudança, como utilizar as áreas em comuns e se possuem um material do proprietário, caso precise fazer alguma reforma no imóvel.

Tomar esses cuidados te livra de possíveis desentendimentos com seus novos vizinhos.


Analise se fará alguma reforma - Após seguir todas essas dicas para uma vistoria completa do seu imóvel, chegou a hora de decidir se irá fazer alguma reforma. Esse é o momento para conseguir deixar sua casa do jeito que você sonhou. Trocando algum revestimento, pintando alguma parede.


Entretanto, o ideal seria fazer essa reforma antes da mudança, assim não sofreria com a bagunça da obra. Depois das obras é só planejar o dia da mudança e aproveitar seu novo lar.

A princípio, com todas essas dicas, você pode fazer a vistoria do imóvel por conta própria, mas caso não se sinta suficientemente preparado ou apto para avaliar alguns pontos específicos, chame um profissional da área. 

Assim, fica mais fácil se comunicar com a construtora e organizar consertos, reformas e até mesmo buscar indenizações!


Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no site. Saiba mais