A comprovação da renda é com certeza um dos passos mais importantes para que o financiamento seja aprovado. Além de ser uma das maiores dúvidas das pessoas nesse processo: como comprovar renda familiar?
Por esse motivo, para te ajudar trouxemos tudo que você precisa saber para comprovar renda familiar e ser aprovado seu financiamento imobiliário. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Entenda o que é Renda Familiar e quais fontes também entram neste cálculo
A renda familiar é a soma da renda bruta individual de cada morador da mesma residência. Aliás, é importante ressaltar que, independente da fonte, todas as receitas entram no cálculo da renda familiar. São elas:
- Pró-labore;
- Rendimentos de toda e qualquer a atividades autônomas;
- Rendimentos de trabalho não-assalariado;
- Pensões;
- Proventos;
- Comissões;
- Benefícios de Previdência privada ou pública.
Além disso, quando se tem noção de todas essas fontes que entram no cálculo, fica mais fácil entender como comprovar renda familiar, com os documentos certos para que seu financiamento não corra o risco de ser negado.
Quais são os documentos que podem comprovar a renda familiar para o financiamento imobiliário?
Para comprovar a renda familiar no financiamento imobiliário é preciso apresentar alguns documentos que comprovem a renda dos membros da família, independente da atividade que exerçam, seja CLT, MEI, autônomo, entre outros. Lembrando, que essas formas de comprovação podem mudar, conforme o perfil do comprador.
Veja abaixo, os documentos aceitos no mercado imobiliário e que auxiliam a comprovar renda familiar:
- Carteira de trabalho
- Holerite
- Contracheque
- Extratos bancários
- Declaração de Imposto de Renda PF
- Decore emitida por contador (declaração comprobatória de percepção de rendimentos)
- Extrato de aposentadoria
- RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo)
- Cadastro positivo
Embora possam existir outras formas de como comprovar a renda familiar, as citadas aqui são exemplos das mais aceitas no mercado pelas grandes construtoras e bancos. Contudo, é bem comum que esses documentos não sejam aceitos sozinhos, mas um pode complementar o outro, contribuindo para a comprovação e aprovação do financiamento.
Outro fator importante a saber, além de pensar em como comprovar a renda familiar, é que sempre será analisado se sua renda é suficiente para pagar as parcelas do financiamento, não comprometendo mais do que 30% dos seus ganhos.
O que fazer se não conseguir comprovar a renda familiar?
Geralmente não é possível fazer qualquer tipo de financiamento imobiliário sem comprovar algum tipo de renda. Afinal, as instituições precisam saber se o comprador do imóvel tem condições financeiras para arcar com as parcelas do financiamento.
Porém, caso não consiga realizar a comprovação da renda familiar, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de buscar um financiamento imobiliário:
- Dar outro bem imobiliário como garantia
- Evitar dívidas que deixem restrições no seu CPF
- Fazer cadastro positivo em empresas de análise de crédito, como a Serasa
- Guardar recibos e contratos de serviços prestados
- Apresentar um avalista de renda formal, semelhante ao fiador na locação de um imóvel
Nesse sentido, cada banco analisará especificamente cada caso.
Sendo assim, reúna toda a documentação necessária para que você consiga dar entrada no financiamento imobiliário e realizar seu sonho do imóvel próprio. Por fim, se você ainda não escolheu o Lar dos seus sonhos, nós da Help Imóveis queremos te ajudar nessa conquista!
Conheça todos os nossos imóveis e fale com nossos corretores especialistas